A Aurora chega à Esports World Cup em Riade em uma situação difícil. A equipe, que no início do ano lutava consistentemente por colocações entre os quatro primeiros em grandes eventos, entrou recentemente em crise. A ausência de Ismailcan «XANTARES» Dörtkardeş, uma série de maus resultados e a famosa virada dos MongolZ colocaram suas ambições em dúvida. Mas o principal AWPer do time, Özgür «woxic» Eker, está convencido: a Aurora precisa provar que é capaz de muito mais do que outro simples quarto de final.
Do Major de Astana à queda de forma

Após conquistar a medalha de bronze no PGL Major Astana, a Aurora parecia uma equipe firmemente estabelecida entre a elite. No entanto, a sequência de compromissos seguintes transformou-se em uma prova de fogo. Com XANTARES ausente por quase três semanas, a preparação para os eventos-chave desmoronou e o jogo da equipe tornou-se caótico e instável.
Basicamente começamos do zero. Quando você não treina com a formação completa, é forçado a reiniciar o processo, e isso sempre prejudica os resultados. Mas não há mais desculpas, admitiu woxic.
A ferida do BLAST Bounty
O ponto culminante dos problemas da Aurora veio no BLAST Bounty, onde perderam para os MongolZ apesar de estarem vencendo por 11–1 em um mapa que parecia garantido. Para muitos fãs, foi um choque, e até os próprios jogadores tiveram dificuldade em explicar.
Ainda não consigo acreditar que aconteceu. Para mim, é apenas um pesadelo, caso contrário eu perderia a cabeça, disse woxic.
Ele também destacou o papel das novas regras econômicas do CS2: «Agora as equipes podem bancar setups de dupla AWP e defesas mais fortes, o que torna as viradas mais comuns. Mas, ao mesmo tempo, é mais divertido para os espectadores.»
O ponto fraco da Aurora: o lado TR

Outro problema claro da Aurora foram os lados TR em Mirage, onde as estatísticas da equipe pioraram significativamente. Segundo woxic, o problema não está apenas na tática, mas também na sinergia da equipe:
Nem sempre nos apoiamos da forma correta. Algo acontece de um lado do mapa e o outro não entende a situação. Isso mostra falta de responsabilidade. Quando cada um dá apenas 5–6%, você não consegue ganhar o lado TR.
Ao mesmo tempo, ele enfatizou que a equipe está ciente do problema e já está trabalhando para resolvê-lo.
Mais do que apenas quartos de final
Para a Aurora, simplesmente ser uma equipe estável do top 8 já não é suficiente. O que há um ano era considerado uma conquista, agora soa como estagnação.
Não há mais satisfação em apenas chegar às quartas de final. Queremos semifinais e finais em todos os eventos. Se esse é o seu objetivo, você precisa sofrer. Exige sacrifícios, trabalho extra — e é exatamente isso que estamos fazendo agora, destacou woxic.
Ele acrescentou que a equipe deve acompanhar o ritmo de progresso dos rivais:
Quando outras equipes melhoram 20%, não podemos nos permitir crescer apenas sete. Precisamos ser uma só unidade, melhorar individualmente e coletivamente.
Renascimento pessoal

Apesar das dificuldades da equipe, o próprio woxic mostrou-se mais forte nos torneios recentes em comparação aos meses anteriores. Ele atribui isso a mudanças na sua preparação e mentalidade:
Estou trabalhando mais, mudei meu equipamento, voltei a jogar muito mais individualmente. Se estou de bom humor, isso aparece no servidor. Mas se minha cabeça está cheia de problemas, isso afeta imediatamente o meu jogo.
Para ele, superar a má fase é uma questão de motivação: depois de eliminações dolorosas é difícil se resetar, mas cada novo torneio oferece uma chance de recomeçar.
Reação da comunidade
As palavras de woxic sobre a Aurora mirar semifinais consistentes em vez de apenas quartos de final geraram um debate acalorado entre os fãs.
- Alguns apoiaram o pragmatismo do AWPer turco. Um usuário comparou isso a subir escadas: «Você não consegue chegar em casa sem subir os degraus» — sugerindo que colocar as semifinais como meta é um passo natural no caminho para os troféus.
- Outros viram as ambições da Aurora como muito limitadas. «Mirar semifinais em vez de mirar o título é estranho», escreveu um comentarista, enquanto outro acrescentou: «Se vocês já chegam tão fundo nos playoffs, por que não mirar ainda mais alto?»
- Céticos também entraram na discussão com humor: «Esse não é o meu objetivo, e eu não quero sofrer. Obrigado pela sugestão, mas não, obrigado», brincou um usuário, ironizando a frase-chave de woxic.
No geral, o tom da discussão oscilou entre a compreensão de que a Aurora está crescendo passo a passo e as críticas de que a equipe deveria mostrar mais confiança e ousadia, dado o seu potencial já comprovado.
Esports World Cup — um teste de ambição
O principal desafio para a Aurora agora é o torneio na Arábia Saudita. É lá que pretendem provar que seus fracassos recentes foram apenas um tropeço temporário e que o verdadeiro potencial da equipe é muito maior.
Queremos mostrar a verdadeira Aurora. Provar que aquela derrota não éramos nós. Vamos subir mais alto, concluiu woxic.
Assim, a Aurora entra na Esports World Cup com uma missão clara: romper o ciclo dos quartos de final e finalmente garantir seu lugar entre as equipes que lutam regularmente por títulos.