O lendário norueguês Håvard “rain” Nygaard concedeu uma entrevista aberta no podcast HLTV Confirmed, onde falou sobre seus dez anos na FaZe, a despedida da equipe, possíveis opções para a continuação de sua carreira e seus planos pessoais.
10 ANOS NA FAZE: DE ALTOS A DESAPONTAMENTOS
Rain entrou na FaZe em 2016, passando por todas as fases do desenvolvimento do elenco. Ele recordou os primeiros anos, as mudanças de capitão, o período com NiKo e karrigan, bem como o ponto alto de sua carreira — a conquista do Major em 2022.
Vencer o Major em si. O prêmio de MVP não importava tanto… Mas toda a sensação de chegar àquele Major, eu simplesmente disse à minha família e amigos para comprarem ingressos uns 3 meses antes. Eu tive essa sensação.
O jogador admite que esses anos passaram muito rápido, e o que ficou mais marcado foram os momentos de título, apesar de todas as dificuldades com mudanças no elenco.

UMA NOVA ETAPA: “VOU TER QUE COMEÇAR DE ALGUM LUGAR”
Após ser retirado do elenco da FaZe, Rain se concentrou em encontrar um novo time. Ele admite que terá que começar de baixo, já que as grandes organizações atualmente estão completas.
Provavelmente vou ter que começar em algum lugar menor e ir subindo, e com sorte me classificar para o próximo Major.
O norueguês acrescenta que atualmente mantém a forma no FACEIT e conta com um agente que negocia com diversos clubes.
UM FUTURO NA NAVI É POSSÍVEL?
Uma das perguntas que Rain mais recebe é sobre uma possível mudança para a NAVI. O próprio jogador é cauteloso em suas respostas, reconhecendo que sua visão de jogo e a de B1ad3 podem não coincidir.
Agora não soa mal, mas acho que eu e ele vemos as coisas de forma um pouco diferente. Não sei se isso vai ser possível.
Ao mesmo tempo, ele não descarta a possibilidade de que, após o Major, os clubes façam mudanças, e então a situação possa ser diferente.
OPÇÕES IDEAIS: VITALITY OU MOUZ
Rain citou diretamente os times em que gostaria de se testar.
Vitality. Bem, acho que essa é uma resposta fácil… Além disso, a MOUZ poderia ser uma escolha interessante. Acho que eles têm ótimos jogadores e talvez eu pudesse me ver ajudando-os.
Ao mesmo tempo, ele duvida que o projeto Falcons seja adequado para ele, admitindo que não sente compatibilidade pessoal com aquele elenco.

OLHANDO PARA TRÁS E UM PRIMEIRO DESCANSO EM UMA DÉCADA
Após 10 anos de jogo ininterrupto, Rain sentiu pela primeira vez que estava de “férias”.
Foram 10 anos apenas treinando 8 horas por dia em casa e agora estou de férias, é quase essa a sensação.
Apesar disso, ele admite que o que mais sente falta é da atmosfera da equipe:
Eu simplesmente sinto falta de jogar em um time e ter aquela sensação, aquele propósito na vida, mas como uma rotina em que você se senta, trabalha duro com os caras e tem aquela sensação.
MEMÓRIAS DE S1MPLE E EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA
Rain também lembrou de sua amizade com Oleksandr “s1mple” Kostyliev, com quem jogou no passado. Embora tenha reconhecido que a mistura de jogadores que tinham na época dificilmente teria sucesso a longo prazo:
Eu e Sasha somos muito próximos… mas acho que, no geral, a mistura de jogadores que tínhamos, não sei se teria funcionado tão bem.
EM RESUMO
Rain deixa a FaZe após uma carreira histórica de dez anos, que lhe deu o título máximo e o status de lenda. À frente estão novos desafios. Ele admite que está pronto para começar “de baixo” para provar novamente que continua sendo um dos jogadores mais valiosos do mundo de Counter-Strike.