O rifler letão Mareks “YEKINDAR” Gaļinskis foi o convidado principal do mais recente episódio do HLTV Confirmed, onde comentou os momentos-chave de sua carreira — desde uma passagem malsucedida como in-game leader na Liquid até encontrar um novo fôlego na FURIA. Ele também compartilhou suas impressões sobre o jovem AWPer molodoy, as habilidades de Gabriel “FalleN” Toledo, e comentou os rumores de transferência de alto perfil envolvendo tN1R.
Capitania malsucedida na Liquid

YEKINDAR admitiu que seu período como IGL na Liquid esteve longe do ideal, e que o problema não estava na visão tática, mas sim nas suas qualidades de liderança:
Sinceramente, fui um péssimo líder. Não acho que eu tenha sido um mau IGL, e ainda quero voltar a esse papel no futuro, mas na época eu era um jovem que queria vencer tanto que não conseguia controlar minhas emoções. Quando você tem jogadores jovens como o oSee, Patsi e Rainwaker, precisa ser um exemplo — e eu não fui.
O letão destacou que a pressão e o desejo de conquistar vitórias rápidas frequentemente levavam a explosões emocionais, o que prejudicava o ambiente da equipe e o desenvolvimento dos novatos.
Renascimento com a FURIA
A mudança para o Brasil e a assinatura com a FURIA marcaram um ponto de virada na carreira de YEKINDAR. Ele observou que o novo ambiente, o estilo de jogo e a formação deram a ele a chance de recuperar a confiança e a estabilidade. Mareks destacou especialmente o jovem AWPer cazaque Danil “molodoy” Golubenko:
Ele não chega na equipe dizendo: “Me dê a AWP, vou matar todo mundo.” Sua primeira prioridade é apoiar os companheiros e ocupar as posições corretas para explorar a reação do adversário. Essa é uma qualidade muito rara para um AWPer jovem.
Para efeito de comparação, ele relembrou sua experiência com Roland “ultimate” Tomkowiak na Liquid, apontando que ultimate sempre buscava tomar a iniciativa, mesmo em situações nas quais a equipe precisava que o AWPer desempenhasse um papel de suporte.
FalleN — ainda um mestre

Outro assunto discutido foi a forma da lenda brasileira Gabriel “FalleN” Toledo. YEKINDAR não escondeu sua admiração:
Sempre escrevo no chat “34 anos, por sinal” quando ele vence um 1v3 ou 1v4. O que ele faz nos treinos às vezes é ainda melhor do que nas partidas oficiais.
Segundo ele, a experiência e a calma de FalleN continuam sendo fatores decisivos para o sucesso da FURIA, e sua capacidade de tiro ainda está em altíssimo nível.
tN1R na Spirit: um desafio para uma estrela
Comentando os rumores sobre a transferência de Andrey “tN1R” Tatarinovich da HEROIC para a Spirit para substituir Myroslav “zont1x” Plakhotia, YEKINDAR reconheceu que essa mudança será um grande teste:
Ele era a estrela da sua equipe, e agora chega à Spirit onde sh1ro e donk já estão. Não é fácil — ele vai ter que se acostumar a ter menos espaço para jogar.
Ele explicou que, embora tN1R provavelmente mantenha a maioria de suas posições, nas prioridades da equipe os recursos e armas mais importantes irão com mais frequência para o donk do que para ele.
O episódio com YEKINDAR foi repleto de declarações francas e análises. O letão refletiu abertamente sobre seu passado, compartilhou sua experiência de renascimento com a FURIA e apresentou percepções interessantes sobre as próximas transferências. A conversa serviu como um lembrete de que, mesmo após os períodos mais difíceis, é possível encontrar nova motivação e manter seu lugar no grande jogo.