No IEM Chengdu 2025, a Astralis lembrou a todos por que ainda é considerada o símbolo da disciplina. Após um período de incertezas, mudanças no elenco e conflitos internos, a equipe comandada por HooXi redescobriu sua estrutura e confiança, vencendo The MongolZ (2–0) e NaVi (2–1) antes de fazer uma série equilibrada contra Vitality (1–2) nas quartas de final. Apesar da derrota, device admitiu — este torneio marcou o ponto de virada da Astralis.
Da pressão à estabilidade — a Astralis está de volta ao jogo

Após resultados decepcionantes no PGL Masters Bucharest e uma sequência de torneios online, a Astralis se encontrou à beira do colapso — tanto no ranking quanto emocionalmente. A equipe que antes definia a era tática do Counter-Strike havia se tornado uma sombra de seu antigo eu. Por isso, Chengdu se transformou em um momento de verdade: renascimento ou mais uma queda.
O início foi promissor. A vitória 2–1 sobre a Natus Vincere mostrou resiliência e capacidade de adaptação. Em seguida, veio um triunfo convincente sobre a agressiva The MongolZ (2–0), onde os dinamarqueses mostraram excelente uso das pausas táticas e controle das rodadas.
Na final da parte superior do Grupo A, entretanto, enfrentaram os Falcons, liderados por um m0NESY inspirado, que os enviaram para a chave inferior (0–2). Mesmo assim, a Astralis chegou aos playoffs — onde os campeões mundiais Vitality os aguardavam.
leia mais
Vitality os deteve, mas não os quebrou
O confronto contra a Vitality foi um dos mais emocionantes de todo o torneio. A Astralis entrou no servidor com um objetivo claro: provar que ainda pode desafiar a elite. Em Inferno, eles ficaram próximos de uma virada várias vezes, mas clutches decisivos de ZywOo e flameZ selaram o resultado.
Acho que igualamos completamente o nível deles — e isso é bom e ruim ao mesmo tempo quando se perde. Tivemos tantas chances, mas o brilho individual deles fez a diferença, admitiu device após a partida.
Ele acrescentou que a Astralis finalmente se sente como uma equipe capaz de competir de forma consistente no topo:
Fomos uma equipe de altos e baixos por tempo demais. Agora entendemos nossas forças e podemos construir nosso jogo em torno delas.
HooXi e a nova estrutura

Um dos fatores mais importantes no renascimento da Astralis tem sido a liderança de HooXi. O capitão, que chegou após a reconstrução do verão, transformou gradualmente o estilo da Astralis — do caos à disciplina. A mudança é especialmente perceptível em Nuke, onde o lado T da equipe melhorou significativamente.
HooXi fez um grande trabalho, especialmente no lado T de Nuke. Adicionamos mais variação, mais pressão em diferentes áreas do mapa e aprendemos a controlar melhor o tempo. O mais importante — paramos de perder duelos iniciais, explicou device.
Essa disciplina microestrutural trouxe à equipe a estabilidade nos rounds intermediários que faltava há meses.
Magisk — o fator de incerteza
Ainda assim, como observou device, uma grande dúvida permanece — o futuro de Emil ‘Magisk’ Reif. Atualmente jogando por empréstimo, seu status deixa em aberto a estabilidade de longo prazo da equipe.
Isso afeta todos. Ninguém sabe o que vai acontecer. Só estamos tentando permanecer juntos e dar o nosso melhor. Quando tudo estiver claro, seremos ainda mais fortes.
A estabilidade psicológica é tão importante para a Astralis quanto a disciplina tática. A situação de Magisk pode determinar se a equipe manterá ou não seu ímpeto positivo.

device sobre fadiga, forma e esgotamento profissional
Um tema central da entrevista de device foi sua franqueza sobre o cansaço físico e mental.
Esta temporada tem sido uma das mais difíceis para mim. Mal tivemos pausas entre os torneios — viagens constantes, mudanças de fuso horário. Esse ritmo não combina comigo, confessou.
Após perder os Majors de 2023 para priorizar estabilidade, device começou 2025 com motivação renovada — mas o ano se transformou em uma maratona de eventos consecutivos. Ainda assim, ele permanece otimista:
Sim, individualmente esta é provavelmente uma das minhas piores temporadas. Mas tenho trabalhado muito. Tento controlar o que posso, e o HooXi está ajudando bastante. Estamos criando as situações certas dentro do jogo — e vejo progresso.
Foco no Major — sem Hong Kong
A Astralis já anunciou que não participará do BLAST Rivals Hong Kong 2025, optando por dedicar esse tempo a um bootcamp antes do StarLadder Major Budapest 2025.
Temos tempo para focar nos detalhes, refinar nosso pool de mapas e nos preparar. Se mantivermos a calma, podemos surpreender muita gente, concluiu device.
A equipe finalmente possui estabilidade estrutural, melhora individual e, como o próprio device afirmou, a crença de que pode voltar a disputar grandes títulos.
leia mais
Conclusão: do caos controlado à identidade recuperada
A Astralis deixa Chengdu não como campeã, mas como uma equipe que finalmente encontrou seu rumo novamente. Seu Counter-Strike recuperou sua identidade — disciplinado, com controle de ritmo e união — a mesma fórmula que um dia os tornou lendários.
Mostramos que podemos lutar com os melhores. Agora é hora de provar isso no Major, disse device.
A partir de Chengdu começa um novo capítulo na história da Astralis — não como uma lembrança da antiga grandeza, mas como uma tentativa genuína de voltar ao topo.