Após a pesada derrota por 3:13 contra a 3DMAX em Train, Kvem da Passion UA sentou-se connosco para uma entrevista exclusiva a fim de analisar o que correu mal no seu mapa mais forte. Falou da agressividade inesperada da 3DMAX, das dificuldades em controlar o início das rondas, da transição de um núcleo ucraniano para um americano, de mudanças drásticas de função e de como a equipa está a reconstruir a sua sinergia antes do StarLadder Budapest Major 2025.
Train é um dos vossos mapas mais fortes, mas um dos mais fracos da 3DMAX. Foi muito surpreendente acabarem a jogá-lo?
Não esperávamos este mapa. Estávamos à espera de Dust2 ou Overpass, por isso foi ao mesmo tempo esperado e inesperado. Mas sabíamos que isto podia acontecer e conhecíamos o estilo de jogo deles.
Não jogavam oficialmente contra a 3DMAX há um ano. Talvez tenham treinado contra eles — esperavam este estilo de jogo?
Sim, claro. Jogámos muitas partidas de treino contra eles. Sabíamos como jogam. Jogam de forma muito agressiva, sempre em conjunto. Não sei exactamente o que correu mal, mas simplesmente não conseguimos superá-los.
leia mais
Em muitas rondas controlaram a zona de Main, mas eles esperaram por vocês. Isso foi inesperado? Ou o que é que correu mal no vosso plano de jogo?
Nada de inesperado — simplesmente não contrariámos as investidas agressivas deles no início das rondas perto de Main. Passaram três vezes pelas nossas costas, e não estávamos à espera disso. E depois vieram as rondas-chave relacionadas com a economia… foi o que aconteceu. Correram para cima de nós — e acabou.
Qual é a maior diferença entre jogar com o plantel ucraniano e o americano?
A vibe. No plantel ucraniano não havia este tipo de vibe — não como agora. Nem sei como explicar. Sente-se algo completamente diferente.

Os teus papéis mudaram depois de entrares na equipa de língua inglesa?
Sim, mudaram drasticamente. Deixámos de jogar os meus melhores mapas. Nos mapas de que não gosto, comecei a desempenhar funções que nunca tinha desempenhado antes. Agora tornei-me uma espécie de jogador semi-estrela com funções de suporte.
A tua compreensão do jogo mudou com esta formação?
Cem por cento. Entraram novos jogadores, e eu ouço como discutem, como constroem o sistema, o que pensam sobre certas rondas e tácticas. É completamente diferente.
Quais são as vantagens deste núcleo americano em comparação com o ucraniano?
Jogaram durante muito tempo ao nível tier-1. E ainda o são.
leia mais
E as desvantagens em comparação com o núcleo ucraniano?
A língua, mas só para mim. Para os rapazes, o inglês é normal — sempre jogaram em equipas americanas e comunicaram-se em inglês. Mas quanto a desvantagens… é difícil dizer agora. Para mim, pessoalmente, até agora é tudo positivo.
Quem te apoiou mais durante a tua transição para uma formação de língua inglesa?
O treinador [T.c] e o IGL [JT]. Tentaram sempre ajudar-me a adaptar-me.