Após uma ótima atuação no Major de Budapeste, KSCERATO falou sobre a preparação da FURIA, os desafios de se adaptar à comunicação em inglês, a estrutura da equipe no mapa Nuke e o equilíbrio emocional necessário para manter a consistência durante o torneio. Ele também comentou sobre enfrentar rivais brasileiros, a importância dos pequenos detalhes em partidas apertadas e a mentalidade da FURIA para a próxima etapa.
Como foi a preparação de vocês para o Major? Vocês fizeram um bootcamp?
Foi difícil. O bootcamp e os treinos hoje em dia são complicados porque todos jogam com muita confiança nos treinos, então às vezes você fica frustrado — mas acontece. Nosso principal problema foi simplesmente vir para cá e fazer tudo juntos em 100%. Sabemos como jogar — só precisávamos nos comprometer totalmente como equipe.
Em que estado emocional você estava entrando neste jogo? Mais confiante ou um pouco esgotado?
Nada esgotado, porque estou viajando com minha namorada e meu cachorro, e minha mãe e meu irmão chegam amanhã. Então nunca me sinto cansado nesse ambiente.
leia mais
O jogo pareceu muito fácil para vocês. O que você acha que aconteceu em Nuke?
Acho que eles nos deram muitos kills de graça na parte externa, nos pops do bombsite A ou ficando atrás da smoke quando tínhamos AKs. O plano de jogo estava bom e tudo funcionou porque estávamos simplesmente no nosso melhor.
Vocês esperavam que o mapa fosse Nuke?
Checamos tudo porque já tínhamos jogado uma partida dura contra eles antes, então era difícil prever os Falcons. Sabíamos que poderiam ser três mapas — Inferno, Nuke e provavelmente Dust2 ou Train. Então seguimos nosso instinto. Dissemos “vamos jogar Nuke”, mas o pick deles foi uma surpresa para nós.
Você assistiu a NAVI no início da Fase 2? Eles dominaram, mas agora parecem instáveis. O que aconteceu?
Não faço ideia, honestamente. É difícil jogar muitas partidas sem tempo para treinar ou trazer coisas novas. Você só recicla o que já tem. É complicado, mas acho que eles vão se recuperar.
O próximo adversário de vocês é a Imperial. O que você pode dizer sobre enfrentá-los?
É nosso melhor mapa também. Temos muitos mapas fortes. Acho que conseguimos vencer qualquer time do mundo.
É emocionalmente mais difícil jogar contra outra equipe brasileira?
Tenho muitos amigos lá — pessoas que conheço desde a infância, como o chelo. Mas já nos enfrentamos tantas vezes que, para mim, é normal. Só precisamos manter o foco.
Vocês vinham de uma grande sequência de vitórias antes do Major. Sentiram pressão para mantê-la?
Você precisa ir passo a passo. Em torneios como Taiwan ou este aqui, a sequência não significa nada. Qualquer time pode vencer qualquer time. Um round eco ou uma arma faz toda a diferença. Pequenos detalhes vencem esses jogos.
O que torna este time bem-sucedido? Outras equipes poderiam copiar a abordagem de vocês?
Não sei. É difícil porque mudamos para a comunicação em inglês. Não foi fácil se adaptar, mas estamos lidando muito bem com isso. É apenas questão de tempo.
YEKINDAR e molodoy já estão totalmente adaptados ao time?
Estamos nos adaptando completamente uns aos outros. Nos tornamos amigos rapidamente, entendemos uns aos outros, conversamos muito. Basicamente somos uma família.
Se o FalleN se aposentasse algum dia, quem poderia substituí-lo como IGL?
Ninguém.
Como você se sentiu jogando diante da torcida hoje?
Foi incrível. Vai ficar cada vez mais barulhento conforme mais pessoas chegarem. Estou acostumado, porque joguei o Rio Major — aquilo foi um inferno. Então, para mim, isto aqui é ótimo; é muito bom ver rostos familiares.
Na partida que vale a vaga nos playoffs, vocês enfrentarão a G2. O que pode dizer sobre eles?
Treinamos contra eles. São um time muito forte, com muitos jogadores que conseguem multi-kills em um segundo. Só precisamos fazer o nosso melhor. Não escolhemos adversários — apenas jogamos o nosso jogo.
leia mais
O que vocês vão mudar antes da partida de amanhã? Ou a performance de hoje foi suficiente?
Claro que vamos revisar alguns detalhes que poderiam ter nos custado rounds, mas agora vamos descansar. Provavelmente jogaremos o mesmo mapa de novo, então precisamos continuar avançando.
SkinClub Pick’em
O SkinClub Pick’em da Fase 3 já está no ar, permitindo que os fãs prevejam quais equipes vão avançar, quem pode surpreender e quais favoritas podem correr perigo cedo. Avalie os confrontos, confie na sua intuição e envie seu Pick’em para concorrer ao prêmio principal.