Nikola “NiKo” Kovač terminou na 18.ª posição no ranking Top 20 Players of 2025 da HLTV. Com este resultado, estabeleceu um novo recorde ao marcar presença no Top 20 pelo décimo ano consecutivo. Trata-se da classificação mais baixa de NiKo desde a sua primeira aparição. No entanto, também confirma a sua presença prolongada ao mais alto nível do Counter-Strike.
Uma época difícil com os Falcons
A época de 2025 foi o primeiro ano completo de NiKo com os Falcons. O projecto começou com expectativas enormes, mas rapidamente enfrentou obstáculos. Os Falcons lutaram com alterações no roster, trocas de funções e falta de consistência. Estes problemas afectaram os resultados da equipa ao longo de todo o ano. Apesar disso, NiKo manteve-se como um dos jogadores mais fiáveis da formação. Muitas vezes liderou os Falcons a nível estatístico, mesmo quando a equipa não conseguiu alcançar percursos profundos nos play-offs.
Principais conquistas individuais em 2025
O 18.º lugar de NiKo resulta de desempenhos consistentes ao longo de vários eventos, e não de um único torneio dominante:
leia mais
- MVP no PGL Cluj-Napoca 2025, a sua primeira medalha de MVP em quase dois anos
- EVP no PGL Bucharest 2025, onde os Falcons venceram o evento
- EVP no FISSURE Playground 2, disputado perante o seu público local
- Boas campanhas, mas sem prémios, no IEM Melbourne, BLAST Rivals Season 1, Esports World Cup e ESL Pro League Season 22
Terminou o ano com um rating médio de 1.13. Os seus números mantiveram-se sólidos sob pressão, incluindo 1.11 em séries de eliminação e 1.08 nos play-offs.

Porque terminou NiKo em 18.º lugar?
A principal razão foi a falta de picos de elite nos maiores eventos. A maioria dos prémios de NiKo veio de torneios com um nível global de competição mais fraco. Em cinco grandes finais durante a época, registou um rating médio de 0.98. O seu impacto diminuiu nos momentos-chave que decidiam títulos. Além disso, disputou apenas um número reduzido de mapas em jogos de play-off de elite, onde a sua habitual dominância não esteve presente. Por esse motivo, a HLTV colocou-o abaixo de jogadores com desempenhos mais fortes em finais de topo.
Um recorde histórico no Top 20
Mesmo com uma classificação mais baixa, NiKo alcançou algo que ninguém mais conseguiu. É agora o jogador com mais aparições no Top 20 na história da HLTV. Desde 2016, marca presença na lista todos os anos, sem falhar uma única vez. Também terminou como segundo melhor do mundo por duas ocasiões, em 2017 e 2023. Durante quase uma década, NiKo manteve-se como um ponto de referência para a função de rifler.
leia mais
NiKo reflecte sobre a sua época
NiKo admitiu sentir-se dividido em relação ao resultado:
Estou feliz por voltar a entrar no Top 20 e por estabelecer este recorde, mas não estou satisfeito com a minha posição. Tive dificuldades em manter a consistência e algumas prestações bastante abaixo do meu nível. Sei que posso fazer melhor.
Explicou ainda que as mudanças de função e o facto de dar espaço a colegas de equipa mais jovens afectaram o seu jogo.
Olhando para 2026
Para NiKo, o 18.º lugar não é o fim da história. Encará-lo como um momento para reiniciar e evoluir. Os seus objectivos para 2026 são claros: recuperar a consistência, apresentar melhores prestações nos play-offs e voltar a lutar por troféus. Mesmo num ano difícil, NiKo provou que continua a pertencer à elite mundial do Counter-Strike.